Espaço Reconceito em Indaiatuba promove palestra gratuita sobre “O vinho e a civilização humana”

Palestra, com o sommelier e winemaker Antonio Pedro Coco, da ABS Campinas, acontecerá às 19h, com entrada gratuita

pedrococo IMG_8214

Por que o vinho vem acompanhando a civilização humana desde sua origem? O que há de mágico ou especial nessa bebida tão consumida e apreciada? Por que o vinho consegue estar presente em todas as camadas sociais, em quase todos os continentes e na maioria dos países? Essas e outras perguntas é que o sommelier e winemaker Antonio Pedro Coco pretende responder em uma breve passada pela história do vinho na civilização humana.

O evento acontecerá no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, no auditório do Reconceito (Rua 5 de Julho, 591, Jardim Pau Preto). Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados pelo telefone 3885-3159 ou pelo e-mail contato@reconceito.com.br, já que a capacidade do auditório é de 32 lugares. O Reconceito pede a doação de um litro de leite tipo longa vida para ser encaminhado à Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer).

O palestrante                                                          

Antonio Pedro Coco começou sua paixão pelos vinhos ainda muito cedo. Em uma visita à cidade de Caxias do Sul, em 1969, teve a oportunidade de conhecer a vinícola Riograndense, uma das mais importantes à época, produzindo o icônico vinho Granja União. Despertado o interesse, seguiram-se anos de leituras e visitas a outras vinícolas brasileiras, tendo assim acompanhado o desenvolvimento da viticultura brasileira. Em 1990, decide aprofundar os conhecimentos e faz os cursos oferecidos pela Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, onde passa a frequentar as degustações e palestras. Em 2002, se junta a um grupo de amigos que fundam a secção Campinas da ABS/SP, onde permanece fazendo parte da diretoria e do corpo de professores até 2012, quando se afasta da diretoria para poder se dedicar ao seu projeto de consultoria e representação comercial de vinhos. Com o programa de viagens da ABS Campinas, faz visitas a diversas vinícolas na Argentina, Uruguai, Chile e Itália. Desde 2002, está presente na Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves, já acumulando 14 participações consecutivas. Também desde 2010 visita a feira de vinhos italianos Vinitaly, em Verona, Itália. Sempre buscando maiores conhecimentos, em 2010 obtém o “International Advance Certificate” do Wine&Spirit Education Trust de Londres. Em 2012, se inscreve no programa Winemakers Miolo, onde elabora um vinho tinto e um vinho espumante. Em 2014, é aceito pela Universidade da Califórnia-Davis no programa de extensão e em 2015, obtém o Winemaker Certificate. Desde 2014 tem sido convidado para ministrar aulas no curso de sommelier profissional do Senac Campinas. Atualmente faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Winemakers.

Serviço:

Palestra O vinho e a civilização humana, com Antonio Pedro Coco

10 de agosto (quarta-feira) – 19h00

Espaço Reconceito: Rua 5 de Julho, 591 – Jardim Pau Preto – Indaiatuba/SP – www.reconceito.com.br.

Reserva de ingressos (gratuitos) pelo telefone (19) 3885-3159 ou e-mail contato@reconceito.com.br. Pede-se a doação de um litro de leite tipo Longa Vida para a Volacc. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *