Criatividade – detalhes que fazem toda a diferença!

Quando a criatividade entra em ação na realização de um evento

Esfera de moqueca de peixe – Foto Guillermo White

Incrível como percebemos que nada fica comum quando a criatividade entra em ação. Coisas simples quando pensadas fora do quadrado produzem um efeito mágico.

Sempre procuro me desafiar nas tarefas mais corriqueiras como um exercício para estimular minha criatividade. Outra coisa bacana é você estar próximo dos criativos de plantão, prestar atenção nesses seres dotados de algo mais e aprender acima de tudo. Humildade conta muito, pois se acha que você faz sempre mais e melhor, pode não perceber a genialidade do outro, e assim se fecha no seu mundinho “perfeito”.
Escrevo esse post pensando nos meus queridos alunos que adoravam quando trazíamos um case para ilustrar uma aula. Então divido essa experiência com vocês das tantas turmas que ajudei a formar no curso de Relações Públicas.
Recentemente fui desafiada a fazer o lançamento oficial da revista Senhora Mesa em Campinas, uma publicação lançada em Piracicaba em maio de 2013, e que destaca a gastronomia praticada fora do eixo das capitais, fazendo o caminho inverso das publicações brasileiras que falam somente do cenário gastronômico dos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, valorizando em especial a gastronomia do interior.

Tratava-se de um evento para especialistas em gastronomia e evento pequeno para um público selecionado é sempre mais difícil. Surpreender quem está acostumado a frequentar e participar de bons eventos é um desafio a mais.
Fazer um evento é uma ação comum para nós RPs, mas fazer um evento diferenciado é estimulante. Sentir a reação das pessoas e poder notar que valorizaram cada detalhe, expressando o prazer em participar, faz toda a diferença.
Inicialmente eu e Arian Carneiro de Mendonça (Guia do Lugarzinho), com o qual fiz uma bela parceria para esse job, trabalhamos uma seleta lista de convidados (70) e a editora chefe da revista, Patrícia Guimarães, a cliente em questão e uma criativa de primeira, nos mandou a arte do Save the Date que enviamos por e-mail com 28 dias de antecedência. O convite seguiu com 10 dias e foi entregue pessoalmente com um mimo personalizado (garrafinha de azeite aromatizado com alecrim e grãos de pimenta). Todos esses detalhes me lembram as aulas da eterna Mestra Dra. Cleuza Gimenes Cesca, com quem aprendi tudo que sei sobre realizar eventos e mais tarde tive a oportunidade e a honra de dividir as aulas em sua Cadeira na disciplina eventos na PUC-Campinas.

Começamos com a escolha do local. Elegemos um cliente da Elo que se encaixava perfeitamente na proposta por ser um lugar incrivelmente bonito e com uma comida extraordinária. 

Falei com a premiada chef Vivi Moraes do Restaurante Estação Marupiara que não só topou a parceria como passou a pensar num cardápio capaz de mexer com os sentidos dos convidados, levando-os a uma experiência gastronômica única. Ela com certeza deu um show de criatividade. Conhecida por se desafiar constantemente, Vivi “brincou” com ingredientes, formas e texturas, construindo sabores inigualáveis. Seu cardápio traduziu toda a genialidade dessa chef criativa e instigante.
Tomatinhos com queijo, castanhas de caju e pesto de manjericão 
Gelatos salgados do Gôla, se transformaram nas mãos da chef Vivi, que criou com o Gelato de azeite uma combinação de melancia, parmesão e pesto, e com o Gelato de tomate um repaginado Bloody Mary.
    

                                                                                    Foto Guillermo White
A sobremesa, feita ao vivo para os comensais saborearem em tempo real, foi uma surpresa à parte. Usando nitrogênio a chef Vivi serviu seu tradicional sorvete de queijo com calda de goiabada quente, o efeito foi surreal, causando curiosidade e estimulando o paladar.

Os merecidos aplausos para a deliciosa sobremesa serviram de motivo para um bis. Muitos não resistiram a tentação. Na verdade essa sobremesa é uma clássico do Marupiara, mas a chef quiz usar técnicas da cozinha moderna para inovar e isso fez toda a diferença. Olha a criatividade fazendo o seu papel. (Fotos Guillermo White)
A Elo sugeriu e Patrícia Guimarães, editora chefe da Revista Senhora Mesa, usou toda sua criatividade para criar lindas placas com frases de gastronomia para as pessoas posarem para as fotos, o que deu um charme todo especial ao evento. Aliás, os lindos mimos do convite também foram confeccionados com todo carinho por ela.

O Marupiara já um local cheio de charme e estilo, mas para a noite do evento, que aliás estava bem fria, clima característico de Joaquim Egídio, a chef Vivi Moraes e sua equipe capricharam no ambiente, que foi todo decorado com velas, flores, lindas toalhas brancas com bordado richelieu, e mantinhas bem quentinhas para aquecer os convidados. 


Um telão foi instalado em um dos ambientes e serviu de pano de fundo para ilustrar um pouco da historia da revista com uma apresentação em looping.

Música ao vivo de boa qualidade deu mais vida ao evento e animou os convidados.

Várias revistas de edições anteriores foram espalhas pelo ambiente para que todos pudessem conhecer um pouco mais da Senhora Mesa. Os convidados também foram brindados com um delicioso cafezinho oferecido pela nossa parceira Nespresso que serviu blends de Grands Crus exclusivos, cada um com seu perfil aromático específico.

Foto Elo Produções

Foto Elo Produções
Foto Elo Produções
Fechando o evento com chave de ouro, todos receberam na saída das mãos de nossas simpáticas hostess, uma gift bag com a Edição No. 8 da Revista Senhora Mesa, um caderno especial com receitas da revista e mimos dos nossos queridos parceiros: Nespresso, General Clean e Restaurante Estação Marupiara. Esse último criou um brinde especial. Uma geleia de pimenta feita para a ocasião e embalada bem ao estilo da chef Vivi, com motivos que lembram a decoração da casa.


A assessoria de imprensa funcionou em todas as etapas do evento gerando uma quantidade significativa de mídia espontânea. O pós-evento não foi esquecido. No dia seguinte todos os convidados receberam um e-mail de agradecimento com uma foto personalizada para guardar de lembrança. Os que confirmaram presença e não puderam comparecer também foram agraciados com um e-mail contendo um link para que pudessem saborear a versão eletrônica completa da revista, acompanhado de uma mensagem onde lamentamos sua ausência.


Dessa forma finalizamos mais um desafio com um time de criativos pra lá de especiais que uniram-se a Elo Produções para juntos somarmos esforços e fazer a diferença na realização do lançamento oficial da Senhora Mesa em Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *